Nas décadas recentes a sociedade vem assando por mudanças que impactam a sala de aula, o currículo das escolas e os próprios objetivos da educação. Este livro discute como os chamados temas transversais, articulados com a pedagogia de projetos e com os princípios de interdisciplinaridade, podem apontar caminhos inovadores para a educação formal e para uma ressignificação da prática docente.Resultado de mais de 15 anos de trabalho em escolas e universidades, este livro discute as revoluções educacionais ocorridas ao longo da história, a consolidação das disciplinas tradicionais e as novas abordagens epistemológicas - como as teorias de complexidade e a interdisciplinaridade - que vêm reinventando a educação. Tomando o construtivismo como corrente teórica ideal, Ulisses F. Araújo traz ainda o exemplo concreto de um projeto, desenvolvido em sala de aula, que empregou a metáfora da rede de conhecimentos.
Autor: Araujo
Editora: Summus
ISBN: 9788532309587
Ano: 2014
Edição: 1
Páginas: 120
Encadernação: Brochura
Formato: 13.4 x 20.8 x 0.7 cm