Subjetividade e Superação Das Dificuldades de Aprendizagem de Biologia

Código: 9786525076249 Marca:
R$ 68,00
até 3x de R$ 22,66 sem juros
ou R$ 64,60 via Pix
Comprar Estoque: Disponível
    • 1x de R$ 68,00 sem juros
    • 2x de R$ 34,00 sem juros
    • 3x de R$ 22,66 sem juros
    • 4x de R$ 18,92
    • 5x de R$ 15,43
    • 6x de R$ 13,11
  • R$ 64,60 Pix
* Este prazo de entrega está considerando a disponibilidade do produto + prazo de entrega.
Além de compreender a complexidade da evolução, organização e funcionamento dos seres vivos, algumas decisões que precisamos tomar ao longo da vida demandam o conhecimento da Biologia. A disciplina é ofertada no ensino médio com o objetivo de contribuir para a formação de cidadãos que possam utilizar seus conhecimentos para intervir socialmente de forma crítica e responsável, visando contribuir para a melhoria das condições de vida atuais e das futuras gerações. Tradicionalmente, o ensino de Biologia enfatizou a aprendizagem de conceitos, privilegiando a memorização, o que contribuiu para o desinteresse dos discentes e para a ocorrência de dificuldades de aprendizagem nesse componente curricular. As pesquisas sobre o processo de ensino e aprendizagem de Biologia, por sua vez, focalizaram predominantemente aspectos individuais e cognitivos, deixando fora da discussão os aspectos sociais e afetivos, fundamentais para a compreensão de tais dificuldades. Pensando nisso, os autores deste livro propõem uma discussão sobre as dificuldades de aprendizagem de Biologia e sua superação, que leva em consideração os processos subjetivos, além dos aspectos operacionais. Tais processos são de natureza simbólico-emocional e, quando consideramos a aprendizagem, incluem os sentidos subjetivos produzidos ao longo da história de vida e associados às relações sociais dos estudantes, bem como aqueles sentidos subjetivos produzidos durante a ação de aprender Biologia. Os autores apresentam os estudos de caso de Evy, Maroca e Sofia, nos quais interpretam a configuração subjetiva da ação de aprender de cada estudante. Discutem aspectos relevantes acerca dos princípios epistemológicos, ontológicos e conceituais da aprendizagem de Biologia, assim como dos processos subjetivos e operacionais envolvidos na superação das dificuldades de aprendizagem de Biologia. Este livro é um convite à reflexão sobre o ensino e a aprendizagem de Biologia, a partir de uma visão complexa do processo de aprendizagem, tendo em conta os aspectos operacionais e subjetivos. Ele pode interessar a professores de Biologia, tanto da educação básica quanto superior, assim como a estudantes de graduação e pós-graduação. Acreditamos que, além de contribuir para a ação pedagógica, as reflexões contidas no livro podem favorecer a compreensão de pesquisadores interessados nas dificuldades de aprendizagem em Ciências e em como superá-las.

Informações sobre o Livro

Idioma : Português
Editora do livro : APPRIS EDITORA
Autor : BEZERRA, HANNA E ALVES, JOSE
Título do livro : Subjetividade e Superação Das Dificuldades de Aprendizagem de Biologia
Data de publicação : 24-05-2025
Gênero do livro : Educação
Peso : 337 g
Quantidade de páginas : 237
Ano de publicação : 2025
Altura : 30 cm
Largura : 23 cm

Produtos relacionados

R$ 68,00
até 3x de R$ 22,66 sem juros
ou R$ 64,60 via Pix
Comprar Estoque: Disponível
Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

Pergamo Digital Eletronicos Ltda - CNPJ: 37.578.825/0001-06 © Todos os direitos reservados. 2025