Que sentidos os professores constroem sobre o seu trabalho quando mediados pela educação continuada? Pude compreender que, pela educação continuada, os professores são inscritos em determinados tipos de relação com o mundo e com mundos particulares ? com a escola, consigo mesmos e com os outros. São relações que podem gerar tanto a solidão e a invisibilidade quanto a visibilidade, o reconhecimento e o prazer de um sujeito engajado no mundo. [...] A formação de professores está presa a esse paradoxo entre acabamento estético e mundo ético. Paradoxo que se estabelece entre a ilusão de um sujeito portador de um acabamento estético, no sentido de gozar de um espírito crítico, reflexivo e de autoconsciência, e a realidade de se viver em um mundo ético ? aberto, contingente, referido no aqui e agora e inconcluso por sua natureza ? e dele servir-se.
Autor: Lima, Maria Emilia Caixeta de Castro
Editora: Autentica
ISBN: 9788575261552
Ano: 2005
Edição: 1
Páginas: 240
Encadernação: Brochura
Formato: 16 x 23 x 1 cm