Administracao Educacional e Racionalidade - o Desafio Pedagogico

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Na teoria consensual da verdade reside o investimento teórico da autora para defender a administração como processo coletivo e consensual de tomadas de decisão e sua devida instituição. A situação ideal de fala não é um processo, é uma referência limite. Habermas fala de uma idéia regulativa que é fundamental, porque é a partir dela que se constituiu a estrutura da linguagem, com condições de se fazer críticas quanto à racionalidade comunicativa vigente na sociedade. Ela torna possível o processo da crítica do mundo, vai abrindo novas chances e novas possibilidades para se crescer na efetivação de uma vida humana cada vez mais emancipada. Por fim, desenvolver uma articulação entre o pensamento de Habermas e a administração educacional significa pensá-la como unidade na diferença entre racionalidade instrumental e comunicativa e, enquanto tal, emancipatória, que reconhece as patologias do mundo atual, mas não elimina a racionalidade instrumental, burocrática.

Autor: Medeiros, Arilene M. S. de
Editora: Editora Unijui
ISBN: 9788574295558
Ano: 2007
Edição: 1
Páginas: 232
Encadernação: Brochura
Formato: 17 x 23 x 1.5 cm

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